top of page
  • KNT

Como fazer um jardim bonito e barato? Confira aqui 5 dicas para montar o seu e inspire-se!

Fonte: Playgrama

Orçamento curto e falta de espaço não são motivos para se ter um jardim mal cuidado. Existem várias alternativas super em conta e que transformam qualquer cantinho em um espaço charmoso e aconchegante. Quer saber como? Olhe nossas dicas para montar jardins pequenos e baratos!

1 – Planeje o espaço

O primeiro passo para quem quer saber como fazer um jardim pequeno, bonito e barato de forma realmente prática é pensar muito bem em como será o ambiente. E para isso, é de grande ajuda começar por dois pontos centrais: definir a área (ou seja, a extensão) do futuro jardim e escolher as plantas mais adequadas para esse espaço e, além disso, para a sua rotina.

– Definir a área:

Embora áreas compactas possam parecer um grande fator desencorajador, isso também tem um lado positivo: você vai precisar de bem menos para criar um jardim. Até mesmo alguns poucos vasos de flores e um tapete de grama sintética já transformam o local, que pode ser externo (a varanda ou sacada, por exemplo) ou interno (como em frente ao parapeito da janela ou no espaço embaixo da escada).

Para quem conta com uma área muito compacta, uma alternativa perfeita é apostar no jardim vertical, que economiza espaço e cria um visual diferenciado – veja como montar um nesse post! E para poder saber exatamente o que ficará bem no jardim, é fundamental definir uma área fixa e clara para ele – assim você também deixa a decoração do seu lar mais harmoniosa.



Fontes: Pinterest | Decora Fácil

Escolher as plantas:

Para garantir que o jardim fique bonito, funcional, não traga tanto trabalho e seja fácil de cuidar, é importante optar pelas espécies de plantas certas!

Em ambientes compactos: invista em plantinhas menores (que também costumam ser mais baratas), o que é bom para seu jardim barato e pequeno. Além disso, mudas de plantas também têm um custo menor e são muito indicadas para quem quer economizar.

Outras dicas de plantas que costumam ser em conta e que não crescem muito são:

  • dinheiro-em-penca;

  • filodendros;

  • lírio da paz;

  • echeveria;

  • moreia bicolor;

  • violeta.

Ervas aromáticas também costumam ter um custo bem baixo e ainda são uma chance de criar uma mini-horta em casa.

Se o seu jardim for interno: o mais indicado é contar com antúrio, begônia, mini cacto, orquídea e ráfis. Para mais dicas, conheça 20 plantas para ambientes fechados!







2 – Pense na manutenção do jardim

Depois de fazer as escolhas certas tanto com relação à disposição do ambiente, quanto com as plantas que farão parte do jardim, é preciso ter atenção com a manutenção que ele demandará. Isso porque mesmo sendo pequeno, esse espaço precisará de cuidados praticamente diários e outros mais esporádicos.

Uma maneira bastante eficiente de trazer mais praticidade e, além disso, reduzir os custos de manutenção no seu jardim é utilizar a grama sintética e também plantas artificiais. Mesmo que seu jardim seja externo, o gramado sintético ainda é a melhor solução. Após o investimento inicial, o custo-benefício do material é grande: a grama artificial não exige manutenção cara ou constante. De tempo em tempo, basta usar uma vassoura e um pouco de água, se necessário, para higienizá-la. Além disso, essa grama dura em média cinco anos!




3 – Decore com criatividade

Por fim, para garantir que o jardim deixe o seu lar ainda mais aconchegante, bonito e que represente o seu estilo, é fundamental aplicar criatividade e personalidade na decoração do ambiente – o que para muitas pessoas é difícil de se fazer sem gastar muito. Nesse aspecto, além de utilizar pedras decorativas, há duas dicas que ajudam bastante: decorar com itens reaproveitados/reciclados e apostar em objetos funcionais.

Recicle e reaproveite materiais:

Muitas vezes o que sai realmente caro em um jardim é sua decoração. Ao invés de gastar com isso, use a criatividade. Opte por vasos simples e pinte-os você mesmo! Algumas ideias para você se inspirar:

  • Garrafas PET: podem ser transformadas em vasinhos.

  • Escadas velhas, venezianas de madeira ou pallets: podem virar incríveis suportes de plantas.

  • Xícaras lascadas: também podem virar vasos de flores.

  • Garrafas de vidro ou latas: podem se tornar lindos porta-velas para seu jardim, além de serem fáceis de fazer e costumam ficar um charme à noite!





Invista em objetos funcionais:

Para economizar espaço e dinheiro, decore com peças funcionais. Isto é: a decoração não deve ser simplesmente bonita, ela também precisa servir para alguma coisa. Poltronas, pufes, mesinhas e luminárias são um exemplo de decoração funcional, que além de adicionaram requinte ao espaço, também serão bastante utilizadas.





Fotos para você se inspirar

Com essas dicas, você não terá problema em construir um jardim pequeno e barato que será bonito, aconchegante e cheio de estilo. Assim, o seu lar fica ainda mais agradável e mostra aos seus visitantes um pouquinho mais da sua personalidade. E para ter mais ideias de como elaborar esse espaço, confira algumas inspirações!










bottom of page